ESTUDOS DE CASO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA DE BIOMOLÉCULAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE QUÍMICA DA UFRGS

PASSOS, KAMILA DOS
ESTUDOS DE CASO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA DE BIOMOLÉCULAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE QUÍMICA DA UFRGS
Porto Alegre/RS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, UFRGS, 2017. 109p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: LEANDRA FRANCISCATO CAMPO).

Resumo Neste estudo visamos analisar as formas de contribuição da utilização da metodologia de Estudos de Caso para o desenvolvimento profissional dos estudantes dos cursos de Química Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Neste sentido, foram elaborados Casos sobre a Química dos Carboidratos para serem resolvidos pelos estudantes que cursaram a disciplina de Química Orgânica de Biomoléculas no segundo semestre de 2015, a fim de analisar a viabilidade do desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais inerentes aos futuros profissionais da Química. A fundamentação teórica da investigação quanto à metodologia de ensino Estudos de Caso foi pautada no aporte teórico de pesquisadores como Salete Linhares Queiroz, Luciana Passos Sá e Clyde Feeman Herreid, assim como de David L. Nelson e Michael M. Cox quanto aos carboidratos. Esta pesquisa tem natureza qualitativa e trata-se de um Estudo de Caso. Para a coleta de dados utilizamos o Diário de Campo onde foram registrados os acontecimentos ao longo das atividades desenvolvidas, para tal nos valemos da Observação Participante, as atividades também foram gravadas em áudio. A fim de compreender a percepção dos estudantes sobre as atividades, utilizamos questionários com questões abertas e do tipo likert. Os relatórios elaborados pelos estudantes sobre a resolução dos casos nos forneceram dados sobre suas compreensões acerca do tema carboidratos. Para a análise dos dados obtidos utilizamos as orientações de Bogdan e Biklen para a elaboração de categorias de codificação, estas categorias foram elaboradas de acordo com os objetivos específicos da pesquisa. De acordo com a análise dos dados, a metodologia de ensino contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos relacionados aos conteúdos conceituais de carboidratos, conteúdos procedimentais como a argumentação oral e escrita, e conteúdos atitudinais como o espírito investigativo. Detectamos dificuldades quanto à execução das atividades por parte dos estudantes, como na organização das apresentações, na tomada de decisão e no trabalho em grupo. Dessa forma, propomos algumas mudanças na sequência didática utilizada para possibilitar a participação mais efetiva dos estudantes e o estudo dos carboidratos em um nível de aprofundamento conceitual maior. Acreditamos que a utilização dos Estudos de Caso com maior frequência, no seu processo formativo, pode possibilitar o amadurecimento dos estudantes em relação à importância dos conhecimentos de áreas afins da química e do desenvolvimento de habilidades como trabalhar em grupo, tomar decisões e resolver problemas.
Nível ES
URL https://lume.ufrgs.br/handle/10183/163270