CAMPANERUT, Franciane Zanetti
Estudo do processo de implementação das diretrizes curriculares nacionais ao projeto político pedagógico dos cursos oferecidos pelo IQ-USP
/SP, Universidade de São Paulo, USP, Ensino de Ciências (Modalidade Física, Química e Biologia), 2007. 99p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adelaide Faljoni-Alario).
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Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo pontuar ações que permitiram a implantação das diretrizes curriculares nacionais para um curso de química e como esta mudança favoreceu a ressignificação do curso. Esta é uma pesquisa extensa que pretende demonstrar "dicas" gerais, uma vez que um dos princípios mais discutidos é a autonomia da sede de cada curso para aproveitar as condições-ambiente e o interesse do público alvo na estruturação do curso. O ponto de partida desta pesquisa foi a implementação da LDB no Ensino de Química na USP (IQ - USP) e o resultado das alterações feitas no Projeto Político-Pedagógico (BRASIL 2002) e na Estrutura Curricular (HERNÁNDEZ, 1998). A composição do trabalho segue a lógica de apresentar o contexto de mudanças na estrutura dos cursos superiores nacionais e conseqüentemente como as mudanças aconteceram nos cursos de química do IQ - USP, o que justifica a pesquisa. Esta mudança teve âmbito nacional e estadual e, em cada universidade, essas etapas são descritas na primeira parte da introdução. Ainda, com a intenção de contextualizar o leitor sobre a realidade do IQ - USP, a segunda etapa da introdução apresenta a história e a organização atual da unidade que serve de fonte de análise para esta pesquisa. E na terceira etapa da introdução, é apresentada uma das mais significativas conseqüências da nova organização dos cursos superiores, que é a obrigatoriedade do processo avaliativo do trabalho institucional. Sendo assim, descrevo o histórico da avaliação institucional no Brasil, que é apresentada no âmbito histórico, nacional, estadual e na USP e no IQ - USP. Então, apresento meus instrumentos e a metodologia de pesquisa, logo os resultados são apresentados e discutidos. A conclusão foi construída de forma a dar dicas sobre etapas que podem favorecer um processo de mudança nos cursos de graduação, aponta algumas reflexões necessárias na expectativa de colaborar com novas mudancas, que com certeza sempre são trabalhosas, mas que nem por isto o resultado objetivado está garantido.
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