CORREA, Roberta Guimarães
Estudo do perfil motivacional para o aprendizado de química
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2009. 172p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luiz Henrique Ferreira).
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Resumo |
Neste trabalho procurou-se analisar os fatores que poderiam influenciar o aprendizado de Química. A motivação é considerada um construto fundamental para a aprendizagem escolar. Esta relaciona-se a causas internas ou externas que levam um indivíduo a realizar ou não determinada atividade. Essas causas internas e externas são denominadas motivação intrínseca e motivação extrínseca, respectivamente. Alunos intrinsecamente motivados envolvem-se ativamente na realização das atividades escolares e tendem a persistir frente a dificuldades. Comportamento oposto é observado em alunos extrinsecamente motivados. 389 estudantes foram convidados a participar de um curso sobre Metais, deste total, 73 fizeram a inscrição do curso e 20 efetivamente participaram. Por meio de questionários, coletaram-se dados para delinear o perfil motivacional dos estudantes. As questões procuraram identificar o tipo de orientação motivacional. Pode-se perceber que os estudantes que não fizeram a inscrição no curso apresentam um perfil motivacional menos positivo para as atividades escolares do que os que fizeram a inscrição e dos que efetivamente participaram do curso. Assim, independente da orientação motivacional, os estudantes que demonstraram interesse pelo curso são os mais motivados para as atividades escolares se comparados aos alunos que não se inscreveram. Porém, durante o curso, pode-se perceber diferenças entre os estudantes. Alguns envolveram-se mais ativamente no curso, outros, principalmente nos momentos que abordavam-se conceitos, envolveram-se superficialmente. Esta diferença, por sua vez, pode ser relacionada ao tipo de motivação. Os estudantes com motivação intrínseca mais positiva que a extrínseca envolveram-se mais nas atividades propostas do que os estudantes com orientação motivacional extrínseca predominante. Essa pesquisa permitiu verificar que, para compreender melhor o comportamento dos alunos em sala de aula, deve-se considerar que a motivação está diretamente relacionada a fatores contextuais e a características dos estudantes. Determinadas estratégias de aprendizagem favorecem a ocorrência de orientações motivacionais que vão gerar níveis de interesse diferente para a realização das atividades. Porém, quando considera-se aprendizagens mais significativas, ambientes que favoreçam a ocorrência e manutenção da motivação intrínseca são considerados mais adequados.
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