Estudo de casos na promoção da argumentação sobre questões sócio-científicas no ensino superior de química

SA, Luciana Passos
Estudo de casos na promoção da argumentação sobre questões sócio-científicas no ensino superior de química
Sao Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2010. 300p. Tese de Doutorado. (Orientador: Salete Linhares Queiroz).

Resumo No presente estudo, pautado principalmente na aplicação do método de Estudo de Caso, analisamos aspectos relacionados à argumentação de estudantes de um curso de Bacharelado em Química de uma universidade estadual paulista, em contextos que envolvem questões sócio-científicas. Desse modo, na etapa inicial da pesquisa investigamos o espaço ocupado pela argumentação no Ensino Superior de Química e elaboramos catorze casos, caracterizando-os como estruturados, mal-estruturados e de múltiplos problemas, a partir de considerações originárias do IDEAL Problem-Solving Model. Em etapas posteriores os alunos apresentaram oralmente a resolução dos casos e participaram de debates sobre as soluções encontradas por cada um dos grupos. Os casos foram aplicados em dois diferentes contextos: no primeiro, a argumentação ocorreu de forma totalmente espontânea; no segundo, os alunos foram instruídos sobre as características presentes em uma adequada argumentação. Considerando os diferentes contextos, investigamos se ensinar os alunos a argumentar, na perspectiva do Modelo de Toulmin, favoreceu o desenvolvimento de habilidades argumentativas. Ademais, elaboramos um modelo de análise de argumentação apropriado para avaliar aspectos relevantes relacionados a argumentos produzidos pelos estudantes em discussões sobre questões sócio-científicas, denominado Modelo de Análise de Argumentação Aplicável a Processos de Resolução de Questões Sócio-científicas, e o aplicamos com o intuito de compreendermos a natureza dos argumentos e os tipos de estratégias argumentativas usualmente empregadas pelos alunos para solucionar os casos, assim como as fontes de evidências usadas. Nessa perspectiva, procuramos avaliar a qualidade da argumentação dos alunos em discussões sobre questões sócio-científicas e verificar em que medida o método de Estudo de Caso favoreceu a elaboração de argumentos. As percepções dos alunos sobre as propostas de ensino aplicadas foram também investigadas através da aplicação de questionários. As conclusões do trabalho indicam que o discurso observado no Ensino Superior de Química é dominado pela fala do professor e não tende a fomentar discussões reflexivas sobre questões científicas/sócio-científicas. A partir da análise estrutural dos argumentos constatamos que instruir os estudantes sobre as características de uma adequada argumentação favoreceu a elaboração de argumentos mais complexos, do ponto de xiii vista estrutural. A aplicação do Modelo de Análise de Argumentação Aplicável a Processos de Resolução de Questões Sócio-científicas mostrou que a natureza dos casos influencia nos tipos de estratégias de aprendizagem empregadas nas suas resoluções, assim como na natureza dos critérios considerados na análise dos problemas e nas fontes de evidências utilizadas. Além disso, verificamos que determinadas estratégias são fortemente estimuladas em situações de apresentações orais, enquanto outras são privilegiadas em situações de debates. O referido Modelo se mostrou adequado às nossas análises, podendo ainda ser útil em outras situações que envolvam a solução de problemas com abordagem em aspectos sócio-científicos. As estratégias de ensino empregadas no estudo tiveram boa receptividade pelos alunos. Acreditamos que os resultados obtidos poderão servir de subsídio para o direcionamento de futuras pesquisas na área de Ensino de Ciências, relacionadas ao desenvolvimento e implementação de propostas didáticas favoráveis à prática da argumentação em ambientes de ensino-aprendizagem de Ciências.