Estudo de caso: o uso do tema gerador fumo para o ensino de química na educação de jovens e adultos

BONENBERGER, Cintia Jung
Estudo de caso: o uso do tema gerador fumo para o ensino de química na educação de jovens e adultos
Canoas/RS, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2010. 85p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Juliana da Silva).

Resumo Estudantes de diferentes níveis de ensino possuem dificuldade em compreender a química, e utilizar esse conhecimento para a formação de sua cidadania. O presente artigo apresenta uma pesquisa relatando a utilização do Tema Gerador Fumo no ensino de Química com alunos da Educação de Jovens e Adultos. Após as atividades, através da análise de questionários, observou-se uma evolução conceitual dos alunos, tanto com relação aos conhecimentos sociais sobre o tema, como quanto aos conhecimentos químicos sobre interação das substâncias do cigarro no organismo humano. Essa temática vem de encontro com a realidade do aluno e possibilitou a integração de conteúdos de outras disciplinas com o conhecimento químico. O tema contribuiu para a formação social do cidadão, gerando assim a motivação para a aprendizagem.