Estudo das Concepções dos Alunos sobre a ocorrência de determinados fenômenos que envolvem as reações de oxirredução no Ensino de Química

VIEIRA, Antonio
Estudo das Concepções dos Alunos sobre a ocorrência de determinados fenômenos que envolvem as reações de oxirredução no Ensino de Química
Campo Grande/MS, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS, 2000. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mauricéia Nunes).

Resumo O presente trabalho procurou investigar as concepções prévias dos estudantes sobre a ocorrência de fenômenos, envolvendo o conceito de reações de oxi-redução, tendo como sustentação teórica, elementos da Epistemologia de Bachelard, com destaque para os obstáculos epistemológicos e os níveis de formação conceitual, entendidos como fornecedores de elementos para identificar os entraves inerentes ao conhecimento científico, que bloqueiam a compreensão e o processo de aprendizagem nas ciências. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula com um grupo de 34 alunos da terceira série do ensino médio noturno, de uma escola pública de Cuiabá MT, compreendendo uma faixa etária entre 17 a 23 anos de idade. Utilizou-se como critério de seleção, dentre as quatro turmas existentes, aquela que espontaneamente os tópicos dos conteúdos já estudados, mais relacionados com o assunto. A coleta dos dados, foi efetuada mediante as realizações de três modalidades de experimentos envolvendo as reações de oxidações de metais ao fogo, reações dos metais em meio ácido e reações que produzem energia elétrica por meio de uma pilha comum de lanterna. Na escolha destes experimentos, buscou-se entre mecanismos mesclar três momentos de evolução para compreensão desse conceito observando-o no mesmo sentido do desenvolvimento da Química. Para isso, foram propiciadas condições tais que os estudantes pudessem vivenciar as atividades, expressando por escrito as suas representações. Os resultados, mostraram que a maioria dos estudantes nesta amostra, não considera, em seus relatos, o "elétron" como agente responsável pelas transformações materiais. Eles utilizaram modelos de explicações do senso comum, em geral, muito distanciado com as concepções científicas. Espera-se, que trabalho possa contribuir para o surgimento de implicações importantes visando a melhoria das aulas de química, e que sirva também, para repensar a estruturação dos conteúdos mais a nível fenomenológico, onde teorias e fatos possam estabelecer correspondências.