Estudo Comparativo Entre Materiais Didáticos Estáticos E Dinâmicos Voltados Ao Ensino-aprendizagem De Mecanismos De Reações Químicas Orgânicas

OLIVEIRA, Tiago de Lima
Estudo Comparativo Entre Materiais Didáticos Estáticos E Dinâmicos Voltados Ao Ensino-aprendizagem De Mecanismos De Reações Químicas Orgânicas
Curitiba/PR, Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2012. 137p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Antônio Martiniano Fontoura).

Resumo Esta pesquisa está inserida dentro do campo do Design, mais especificamente do Design Instrucional com uso de animações, fazendo contudo um aprofundamento teórico em questões e conceitos ligados à pedagogia bem como química orgânica. O objetivo principal deste trabalho foi averiguar os efeitos das diferentes modalidades de mídia (imagem estática ou animação) no aprendizado de mecanismos de reações químicas orgânicas no contexto da sala de aula. Para atingir o objetivo proposto separou-se o projeto em dois momentos principais, um de revisão bibliográfica e outro de experimento. Este último fora separado em diversas etapas, sendo a primeira de observação dos dois grupos participantes em sala de aula, em seguida foram aplicados exercícios com os grupos, sendo um logo após a aula em questão e outro semanas depois. Por fim foi feito um questionário com os alunos e uma entrevista com o professor que ministrou a aula. Os principais resultados levam à conclusão de que animações e imagens estáticas são igualmente eficazes no ensino de mecanismos de reações químicas, sendo que ambas as modalidades são mais eficazes para realização de tarefas à curto prazo. Descobrimentos mais relevantes (que foram além das expectativas iniciais propostas no Método) foram no sentido da atenção dada pelos alunos durante a exposição a estas diferentes modalidades de mídia. Percebeu-se que alunos prestam mais atenção nas animações do que no referente estático, dado que pode ser usado pelo professor adotar uma estratégia diferenciada durante a aula para aprimorar a atenção do aluno. Ressaltando também a importância da parceria entre conhecimentos técnicos do designer com o conhecimento conceitual do professor para a confecção de materiais de apoio didáticos que sejam excelentes em ambos aspectos.