FERRARO, Concetta Schifino
Estudo comparativo entre duas técnicas de laboratório de Química: a da redescoberta e a tradicional
Porto Alegre/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, 1990. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Icara da Silva Holmesland).
|
Resumo |
Verifica a viabilidade da utilização da técnica da redescoberta no ensino de Química, em laboratório, como atividade capaz de desenvolver habilidades e atitudes científicas nos alunos. Faz um estudo sobre os posicionamentos dos alunos que utilizaram a técnica da redescoberta diante da técnica tradicional de ensino. Trata-se de uma pesquisa realizada cp, alunos da disciplina de Química Orgânica II da PUC-RS. Utiliza dois instrumentos: uma escala de posicionamentos, constituída por 30 itens, destinada a detectar as diferenças nos posicionamentos dos alunos dos dois grupos e um questionário aberto, onde os alunos deveriam expressar sua percepção sobre as aulas de laboratório ministradas, para identificar e comparar os posicionamentos dos alunos dos grupos experimentais e de controle. Constata que os alunos do grupo experimental manifestaram-se favoráveis à utilização da técnica da redescoberta, destacando, principalmente, o fato de que ela proporciona melhores condições de aprendizagem e retenção de informações.
|