TASCA, Rodolfo Aureo
Estrutura da matéria e tabela periódica no ensino de ciências para a 8ª série- caminhos alternativos no ensino de Química
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2006. 173p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jose de Alencar Simoni).
|
Resumo |
A dissertação é uma proposta para o ensino da constituição da matéria, utilizando artefatos como modelos mecânicos, interpretação e criação de modelos para o átomo, familiarização com a Tabela Periódica e jogos educativos que auxiliem a memorização de algumas ferramentas fundamentais no ensino de química. Este trabalho propõe a aplicação de atividades como sugestões de alternativas de ensino a serem aplicadas nas oitavas séries do ensino fundamental. Trata-se de um projeto que visa fundamentar, principalmente, as bases sobre o conhecimento da estrutura da matéria, sem aprofundá-las, mas dando ênfase aos aspectos mais importantes que serão utilizados no ensino médio. Alguns aspectos de interesse nesse trabalho são: - Conhecimento sobre o átomo e suas partículas fundamentais (prótons, nêutrons e elétrons). - Simbologia e Representação (linguagem química). - Formação e formulação de alguns compostos. ( ex: água, amônia, metano,etc...). - Leitura e utilização da Tabela Periódica em seus aspectos mais simples.
|