SOUSA, ROSELENE FERREIRA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA E A INTEGRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: PERSPECTIVAS DO CONSTITUIR-SE PROFESSOR
Fortaleza/CE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, UFC, 2017. 209p. Tese de Doutorado. (Orientador: CLAUDIA CHRISTINA BRAVO E SA CARNEIRO).
|
Resumo |
Esta pesquisa teve por objetivo compreender o papel desempenhado pelo Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química da FECLESC/UECE e sua efetivação nos espaços da Universidade e da Escola Básica, analisando as concepções dos agentes pedagógicos envolvidos, considerando a perspectiva da unidade teoria e prática na formação docente. O estudo, utilizando a abordagem qualitativa é descritivo na análise dos dados. Como metodologia escolheu-se o estudo de caso e os instrumentos de coleta dos dados foram análise documental e entrevistas semiestruturadas. Inicialmente foram testadas as possibilidades da pesquisa com uma revisão de literatura, reunindo autores para a fundamentação teórica do estudo. Em seguida foi feita uma visita exploratória, com a finalidade de escolher a faculdade, as escolas e os sujeitos participantes da pesquisa, selecionados de acordo com critérios, estabelecidos, tais como localização da faculdade e das escolas, receptividade dos diretores e professores, a formação inicial e o tempo de serviço dos docentes. Uma faculdade, duas escolas, dois professores da faculdade e dois professores de duas escolas de educação básica onde o Estágio Curricular Supervisionado se desenvolve se enquadraram nos critérios estabelecidos, tendo, portanto, sido escolhidos. Com a inserção no campo, a faculdade, as escolas e os professores foram caracterizados com a finalidade de identificar o ambiente e os sujeitos da pesquisa. Pode-se considerar que o Estágio Curricular Supervisionado da FECLESC/UECE, especialmente no curso de Licenciatura em Química se constituiu, passando por muitas dificuldades, manifestando concepções, ideologias e vivências de cada docente orientador do estágio, pois não havia uma sistematização no início do curso. A pesquisa mostrou ainda, que as orientações prescritas nos documentos oficiais e institucionais atualmente vigentes para o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, propõem uma concepção de estágio na perspectiva crítica e reflexiva. Nas concepções dos professores sujeitos da pesquisa, o estágio é importante, é o momento de o aluno estar diante da realidade da profissão docente. Entretanto, nesse momento, são manifestadas a ideologia, a cultura e a vivência de cada sujeito, uma vez que cada um desempenha o seu trabalho dentro do processo, cada um procura se adequar às normas reguladoras sistematizadas nos documentos oficiais e institucionais, ou seja, cada um desenvolve o seu papel em confronto direto entre o currículo oficial, sua cultura e concepções.
|