RÜNTZEL, Patrícia Link
Espaços não formais e o ensino de química: motivações aos professores visitantes do QUIMIDEX/UFSC
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2017. 209p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carlos Alberto Marques).
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Resumo |
O presente estudo apresenta reflexões sobre os efeitos motivadores de espaços não formais e suas possíveis contribuições ao ensino da Química, tomando como referência o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Divulgação da Ciência (QUIMIDEX/UFSC). O embasamento teórico deste estudo está apoiado em dois grupos e suas derivações: a) no conceito de espaços não formais, suas potencialidades e limites ao ensino de Ciências/Química, e b) no conceito de motivação, que vem ancorado em várias teorias, como a Comportamentalista, a da Hierarquia das Necessidades de Maslow e as relacionadas ao Enfoque Cognitivo: a Teoria da Autodeterminação, a Teoria da Atribuição Causal, as Crenças de Autoeficácia e a Teoria de Metas de Realização. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de cinco professores de Química, já visitantes deste espaço e atuantes na educação básica em escolas de Florianópolis (SC). Também se efetuaram entrevistas semiestruturadas com os professores visitantes, cujo material foi analisado seguindo as premissas da Análise Textual Discursiva. Do processo de análise, foram estabelecidas duas categorias e subcategorias a priori: 1) ?Motivações extrínsecas?, com as subcategorias ?regulação externa? e ?regulação identificada?; 2) ?Motivações intrínsecas proporcionadas pelo contexto físico do ambiente temático dos Perfumes, Aromas e Sabores?, subdivididas em ?curiosidade e interesse? e ?natureza emocional?; e categoria e subcategorias emergentes; 3) ?Motivações intrínsecas relacionadas ao contexto pessoal?, as quais se associam duas subcategorias: ?aprendizagem pessoal? e ?satisfação?. A análise precedente permitiu detalhar como fatores contextuais, contidos em espaços não formais, promovem situações propícias ao envolvimento de professores. Diversas são as razões apontadas pelos investigados para visitar/revisitar o espaço não formal. A satisfação do professor como emoção proveniente, principalmente do desenvolvimento do aluno, atua como importante fator de reconhecimento do trabalho docente, fator este que se destacou como um aspecto de motivação intrínseca para o seu retorno. Nossos resultados evidenciaram que experiências emocionais positivas dos professores visitantes pesquisados formaram parte importante de suas motivações para realizarem novas visitas. A importância de pesquisar a motivação dos professores em espaços não formais possibilita a esses espaços organizar suas atividades a partir das exigências apresentadas pelo público visitante, além de se indicar como estas experiências podem influenciar na prática docente.
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