ZIMMER, Viviane de Almeida
Espaços e momentos de reflexão no currículo da formação inicial de professores: um olhar a partir da química
Passo Fundo/RS, Universidade de Passo Fundo, UPF, 2005. 125p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Solange Maria Longhi).
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Resumo |
Partindo de uma retrospectiva sobre o desenvolvimento da química, uma das áreas requisitadas como alicerce de um desenvolvimento científico, tecnológico e humano sustentável, o presente trabalho examina as exigências da progressiva formação de professores destinados à área de ciências e da química ensinada nas escolas de educação básica no Brasil. Aborda a questão da formação inicial desses professores em instituições de educação superior do Rio Grande do Sul, Brasil. Fundamenta-se na linha de formação do professor reflexivo e pesquisador na perspectiva dos vínculos teoria-prática. Defende a idéia de que na sua formação inicial é importante oportunizar espaços e momentos em que os futuros docentes possam ser estimulados à reflexão e ao diálogo sobre a escola, o ensino, a aprendizagem de química e, especialmente, as concepções, as ações e as atitudes de uma prática pedagógica. A metodologia adotada no estudo envolve análise documental e análise das respostas aos questionários aplicados aos coordenadores dos cursos que participaram do presente estudo: cinco IES de natureza administrativa particular, comunitária e federal. O estudo permitiu-nos constatar uma tendência no desenvolvimento de disciplinas de conhecimento específico da área em que há maior ênfase na idéia da formação do químico, sendo colocada de lado muitas vezes a formação do professor de química, não fazendo referências a uma possível aproximação com o contexto escolar e com o desenvolvimento da recontextualização didática. Quando reconhecidos, nas instituições pesquisadas, espaços e momentos de formação de estreita relação com o contexto escolar e a prática profissional, infere-se que haveria melhores condições para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a futura profissão, forjada com base na oportunidade de convívio e reflexão sobre a realidade concreta da escola. Portanto, na formação inicial de professores de química, quanto mais forem estimulados e consolidados espaços e momentos para que os futuros professores possam refletir, problematizar e dialogar sobre a escola, sobre o ensino e a aprendizagem de química e, sobretudo, sobre a prática pedagógica, buscando desenvolver e formar um professor pesquisador e investigador de sua própria prática, melhores serão as condições de formação desse importante profissional.
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