LISBOA, Julio Cezar Foschini
Escolaridade e o antagonismo Química-Natureza: representações sociais da Química
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, Instituto de Física, 2002. 103p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Luiz Roberto de Moraes Pitombo).
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Resumo |
A presente pesquisa insere-se na problemática geral do ensino da Química e seu papel social, buscando contribuir para a investigação das representações sociais da Química e de conceitos químicos, sua propagação e relações com o ensino. A questão básica investigada é: A escolaridade tem contribuído para aproximar as representações sociais dos alunos sobre a Química, substâncias químicas e substâncias naturais daquelas aceitas como "verdadeiras" pela Ciência? Nesse sentido, procurou-se: a) detectar as representações sociais da Química e das idéias sobre substâncias químicas e substâncias naturais de alunos em diferentes níveis de escolaridade e compará-las com aquelas propagadas por diferentes meios de comunicação; b) investigar, se há relações entre as representações sociais da Química, seu ensino e a "afetividade" dos alunos para com esse ramo do conhecimento; c) contribuir para a melhoria do ensino da Química, com a divulgação dos dados obtidos na pesquisa. A pesquisa foi realizada com alunos de 5ª e 8ª séries do ensino fundamental e de 3ª séries do ensino médio. Como instrumentos utilizaram-se desenhos, feitos a partir de termo indutor, por alunos, questionários com respostas a questões do tipo "resposta livre". Paralelamente, notícias e entrevistas publicadas em jornais, rádio e TV e histórias em quadrinhos relacionadas, foram acompanhadas com o intuito verificar como a Química e alguns conceitos têm sido divulgados por tais meios de comunicação. Para a análise das informações obtidas, o corpus da pesquisa, após pré-análise flutuante, foi fragmentado, codificado em unidades temáticas, categorizado e contabilizado. Os resultados indicam que: I) a Química e alguns de seus conceitos são objetos de representações sociais que diferem da "verdade" científica; II) as representações sociais da Química e das idéias sobre substâncias químicas e substâncias naturais, dos alunos se relacionam com o fato de gostarem ou não de Química; III) as representações sociais da Química e das idéias sobre substâncias químicas e substâncias naturais não têm sido significativamente alteradas pela escolaridade.
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