SILVA, Geraldo Jose da
Epistemologia em uso: imagem de ciência em livros didáticos de Química
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2007. 289p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carmen Maria de Caro Martins).
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Resumo |
Nessa dissertação, apresentamos a pesquisa desenvolvida para analisar a imagem da ciência presente em livros didáticos de química, particularmente pela importância da ciência e da tecnologia na dimensão formativa do currículo visando à cidadania. Nosso objetivo era identificar a imagem da ciência presente em um livro didático de química. Desenvolvemos um desenho metodológico, no qual buscamos identificar “marcas textuais”, isto é, indícios que configurem um determinado perfil epistemológico subjacente ao livro texto. A partir dos referenciais teóricos apresentados por Campos e Cachapuz (1997), duas categorias de perfil epistemológico Empirista/Positivista e Racionalista/Dedutivista foram identificadas, nos capítulos analisados, a partir de marcas textuais. Para análise, os capítulos foram fragmentados semanticamente. Os fragmentos semânticos foram categorizados através de um livro-de-códigos construído e refinado por validação recursiva (concordância intercodificadores) e validação por especialista visando à confiabilidade e à auditabilidade dos procedimentos metodológicos. Para coleta de dados, foram selecionados três livros de química que tiveram três capítulos fragmentados (dois escolhidos pelo pesquisador: Introdução e Pilhas e um sorteado: Radioatividade). Seus fragmentos semânticos foram categorizados, e as marcas textuais identificadas foram registradas. As marcas identificadas serviram para análise e definição dos respectivos perfis epistemológicos caracterizando a natureza da ciência, a utilização da história da ciência, a relação ciência, tecnologia e sociedade. Para análise das possíveis decorrências pedagógicas, foram utilizados os referenciais teóricos do Conhecimento Tácito (Polanyi), Teorias-de-ação (Argyris e Schön) e Campos Conceituais (Vergnaud) nos quais se analisam as possíveis decorrências pedagógicas da epistemologia-em-uso, particularmente nas marcas textuais do tipo exercícios existentes no livro didático. Conclui-se que a ferramenta metodológica apresenta significativa acuidade (em 98,6% dos 1006 fragmentos coletados foram identificadas marcas textuais). Isso possibilitou a identificação dos perfis característicos dos livros analisados, destacando suas particularidades quanto à imagem da ciência apresentada, bem como a existência de uma epistemologia explícita nos parágrafos que nem sempre é coincidente com a epistemologia-em-uso (tácita) nas demais categorias de marcas textuais (exercícios, experimentos e marcas iconográficas).
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