BAZZAN, Alessandro Callai
Envolvimento dos estudantes do ensino médio com a química - conversas de professores
Ijuí/RS, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ, Educação nas Ciências, 2008. 78p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Otavio Aloisio Maldaner).
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Resumo |
Este trabalho discute o envolvimento dos estudantes nas aulas de Química do Ensino Médio, baseando-se principalmente em conversas entre professores de Química que atuam em escolas de Ijuí-RS. O principal objetivo é compreender alguns dos motivos que podem tornar o ensino de Química pouco significativo para os estudantes apesar da importância da área da Química para a sociedade. A realização de conversas com professores com diferentes perfis, como tempo de formação, cargas horárias em sala de aula, diferentes redes de ensino e que atuam em escolas de Ijuí-RS, permite conhecer um pouco a maneira como os mesmos percebem o envolvimento de seus alunos durante as aulas e ainda sobre outros aspectos relativos ao seu cotidiano como professores. Com base nas conversas e na leitura de outros professores que escrevem sobre o ensino de química no Brasil, chega-se a algumas proposições sobre fatores que interferem no aprendizado e envolvimento dos estudantes de Química no Ensino Médio. Percebe-se que a realização de atividades experimentais e a concepção do professor em relação à experimentação interferem de forma expressiva no envolvimento dos alunos. Da mesma forma o estudo de situações que envolvam o seu cotidiano dos estudantes permite uma maior significação dos conceitos envolvidos nos fatos químicos, no entanto é complicado definir qual é realmente o cotidiano de um aluno de ensino médio. As distintas histórias de vida e as diferenças entre as escolas permitem a elaboração de várias hipóteses para explicar o grau de interesse dos estudantes nas aulas de Química, bem como as diferentes condições de trabalho implicam num maior ou menor comprometimento dos professores. Outro aspecto considerado foi o currículo adotado pelas escolas e a maneira com que este leva ou não a adoção de práticas de ensino mais significativas para os estudantes. Conclui-se que o problema é complexo, sendo que os diversos fatores devem ser analisados sempre inseridos numa ampla realidade, de maneira conjunta, buscando a melhor metodologia para cada situação em que se deparem estudantes, professores e escola.
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