GIUSTINA, Albertinho Della
Ensino de Química: uma reformulação consciente
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Centro de Ciências da Educação, 1991. 202p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Zióle Zanotto Malhadas).
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Resumo |
Procura relacionar a dificuldade na aprendizagem da Química com fatores de natureza sociológica e lingüística. Investiga a relação entre os códigos lingüisticos das mensagens e das representações dos conteúdos químicos veiculados nos livros didáticos, com base na teoria sociológica de Bernstein. Para obter uma melhor compreensão do processo, a investigação é ampliada de forma a incluir outros fatores. A análise centra-se no livro didático, na medida em que ele pode ser, por excelência, o recurso didático mais utilizado no processo de ensino-aprendizagem, tanto para o professor como para os alunos. Desta forma, pode ser o veículo de transmissão de códigos lingüísticos acessíveis a uma minoria da população estudantil e de representações simbólicas que escamoteiam o processo de produção do conhecimento químico. Analisa onze livros didáticos de Química do 2º grau, editados no período de 1977 a 1991. Os resultados mostram que o conhecimento químico veiculado nos livros didáticos é desvinculado do contexto social do aluno e difundido por mensagens lingüísticas com ênfase na transmissão do conhecimento formal e por representações simbólicas que refletem a ideologia capitalista de produção deste conhecimento.
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