LOURENÇO, Ilza Mara Barros
Ensino de Química: Proposição e Testagem de Materiais para Cegos
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, Instituto de Física, 2003. 72p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Liliana Marzorati).
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Resumo |
O processo de inclusão social do aluno portador de deficiência visual é facilitado pela adoção de estratégias pedagógicas, e pela utilização de materiais didáticos adequados. Neste trabalho, com o objetivo de facilitar a compreensão de conceitos químicos básicos, desenvolvemos um material didático, constituído de bolas texturizadas, que representam elementos químicos frequentemente citados em aulas de Química de nível introdutório. Este material permite que o aluno, por meio do toque, e com o uso de uma legenda escrita em Braile, reconheça os elementos químicos em uma tabela Periódica, especialmente montada para tal fim. Utilizando este modelo texturizado, o aluno pode, também, estabelecer ligações entre átomos, montar moléculas e cadeias de compostos orgânicos. Desta forma, a tridimensionalidade molecular pode ser mais bem compreendida. O material instrucional foi testado com alunos de classes variadas, pertencentes à 8ª série do ensino fundamental ou a uma das séries do ensino médio, sendo demonstrada sua eficiência. Além disso, em paralelo, procurou-se conhecer as idéias de professores, diretamente envolvidos com a educação especial, com relação à inclusão social de alunos deficientes visuais.
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