Ensino de química para pessoas com deficiência visual: um estudo por meio da revisão sistemática

TOLEDO, Juliana Barretto de
Ensino de química para pessoas com deficiência visual: um estudo por meio da revisão sistemática
São Carlos/SP, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, UFSCar, 2017. 267p. Tese de Doutorado. (Orientador: Rosebelly Nunes Marques).

Resumo A educação em Ciências é fortemente influenciada pelas políticas públicas e legislação vigentes. Dentre os desafios que a profissão exige, encontra-se o paradigma da educação inclusiva, que é ainda maior ao ensinar química, uma disciplina com um apelo visual forte, para estudantes com deficiência visual. Como o direito à educação não é apenas determinado pelo acesso, materializado na matrícula do aluno com a escola, é imperativo que este aluno tem a sua permanência, participação e aprendizagem assegurada ao longo de sua vida acadêmica. Algumas especificidades do ensino da química aos estudantes deficientes visuais foram elencadas em relação a suas necessidades educacionais, a fim subsidiar o professor com os meios para motivar seu estudante de outra forma que não a visual. O objetivo deste trabalho foi coletar, avaliar e disseminar vários estudos, com foco na educação química para alunos com deficiência visual, por meio da revisão sistemática da literatura. As pesquisas foram realizadas nos portais eletrônicos da CAPES, SciELO, BDTD, Web of Science, Scopus e Google Scholar, durante os períodos de 2013 de outubro de 2014, julho de 2015 e setembro de 2016. Os 256.798 estudos primários levantados, foram refinados em parâmetro cronológico, linguístico e local de publicação. Após sofrerem os procedimentos sistemáticos, foram classificados como “aceitos” ou “rejeitados”. Foram recuperados 84 estudos primários escritos em língua portuguesa e 37 escritos na língua inglesa, com acesso livre. Os resultados apontam que a Educação Química é possível para estes estudantes, demonstrados pelos textos dos estudos coletados, mas que ainda existem lacunas de pesquisa acerca da temática, apesar dos esforços realizados pelos pesquisadores. Exemplos de trabalhos práticos foram realizados, apresentados e discutidos. Para que o ensino de Química atinja a todos os alunos com a devida equidade, o professor deve estar preparado, garantindo qualidade no ensino que está sendo proporcionado. E para isto acontecer de maneira efetiva, o governo deve garantir políticas públicas que visem não somente a capacitação, mas a valorização destes profissionais.
Nível EM
URL https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11357