BARBOSA, Benedicto Antonio
Ensino de Química no 3º Grau: O Cálculo Estequiométrico
Campinas/SP, Pontifícia Universidade de Campinas, PUC-CAMP, Psicologia, 1999. 313p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Samuel Pfromm Netto).
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Resumo |
Para detectar as dificuldades de ensino-aprendizagem na disciplina de Química Geral lecionada numa universidade particular, no curso de Engenharia Química, foi planejada uma pesquisa explorando os problemas relacionados ao ensino-aprendizagem de Cálculo Estequiométrico. Foram aplicados questionários a 175 sujeitos, divididos em três subgrupos: um grupo de 143 sujeitos, estudantes da primeira série do curso básico das engenharias nas modalidades, civil, mecânica, elétrica e química; um grupo de 18 sujeitos, estudantes matriculados na terceira série do curso de engenharia química, que já haviam cursado a disciplina, e um grupo de 14 professores do Departamento de Química. O questionário para os docentes, além da qualificação, pede o seu julgamento sobre diversos fatores de natureza ambiental, social, psicológica, pedagógica e estratégias de ensino, que podem contribuir para uma aprendizagem boa ou deficiente. Os sujeitos discentes responderam a um questionário semelhante e também lhes foi pedido ainda, seu julgamento sobre fatores pessoais e psicológicos que podem influenciar o rendimento escolar. Os resultados foram comparados entre os três subgrupos. Foram encontradas diferenças significativas: para os fatores ambientais, entre as turmas 1ª série de engenharia Noturna x Docentes e 1ª série de engenharia Noturna x 3ª série de engenharia Química; para os fatores sociais, entre as turmas 3ª série de engenharia Química x 1ª série de engenharia Diurna e 1ª série de engenharia Noturna x 1ª série de engenharia Diurna; para os fatores psicológicos, entre as turmas 3ª série de engenharia Química x Docentes, 1ª série de engenharia Diurna x Docentes e 1ª série de engenharia Noturna x Docentes. Os fatores pedagógicos não apresentaram diferenças significativas entre as turmas.
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