GARCIA, Fabiana Burgos Takahashi
Ensino de química na proposta curricular do estado de São Paulo e suas articulações com as geociências: relações com o contexto, interdisciplinaridade e lugar da escola
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2011. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maurício Compiani).
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Resumo |
A presente dissertação tem seu olhar voltado para o currículo da disciplina escolar química e sua relação com as geociências. Este trabalho foi desenvolvido no contexto do projeto apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) - Ensino Público intitulado Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de projeto de Políticas Públicas, cujo recorte de análise era a bacia do Ribeirão das Anhumas, onde está inserida a escola estadual que foi cenário principal desta dissertação e onde atuavam professores, alunos e acadêmicos. Baseando metodologicamente na perspectiva da pesquisa-ação sugerida por Mckernan principalmente, foi possível sistematizar este trabalho de modo que a importância do professor na elaboração do currículo fosse evidenciada, como propõe o mesmo autor. Neste sentido, a pesquisadora, professora da escola básica, voltou-se para seus instrumentos de trabalho questionando-os e sugerindo alterações. Então foi realizada uma revisão dos documentos oficiais que contribuíram para a elaboração da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Química (PCEQ) sob o olhar da contextualização e interdisciplinaridade visando mostrar que as discussões acerca da elaboração de currículos com esta conotação não são recentes. Além disso, os cadernos do professor e do aluno que complementam a PCEQ, e o livro didático utilizado em sala pela pesquisadora também foram analisados abordando a presença ou não do tema Química e Litosfera bem como o tratamento dado a esta temática quando presente no material, uma vez que é sugerido nas Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), porém ausente na PCEQ. Por isso que em meio a discussões e reflexões colaborativas do subgrupo Ensino-Aprendizagem, nas quais a interdisciplinaridade era discutida e utilizada como referencial para elaborar e desenvolver atividades escolares dentro do contexto local, e também com base nas lacunas encontradas durante estas análises, é que foi possível complementar o referido material. Dentre todas as atividades, podemos dizer que o trabalho de campo foi talvez o mais importante, afinal, foi possível perceber que os alunos tinham conhecimento para explicar a formação dos solos a partir das interações que ocorrem no ambiente, partindo de observações da paisagem local. Desta forma, pudemos nos aproximar dos objetivos de incorporar ao currículo de química o tema citado utilizando conhecimentos sobre a Bacia do Ribeirão das Anhumas, local onde a escola se insere. Enfim, a inserção do tema faltante na PCEQ vem suprir necessidades de conteúdos, enquanto promove junto com a abordagem local a superação de problemas reais e escolares, e tudo isso dentro de uma dinâmica de colaboração entre os atores envolvidos naquele cenário
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