PORTO, Cleovam da Silva
Ensino de química e educação alimentar: um texto de apoio ao professor de química sobre rótulo e rotulagem de embalagens de alimentos
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2014. 178p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ricardo Gauche).
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Resumo |
O tema alimentação e, sobretudo, as informações contidas nos rótulos dos alimentos estão muito presentes no dia a dia de nossos alunos, pois eles mesmos adquirem nos supermercados e nos demais comércios esses produtos industrializados diariamente. Esta proposta baseia-se na apresentação de um texto de apoio que destaca a importância das informações nutricionais impressas nos rótulos dos alimentos para a promoção de uma alimentação saudável. Para tanto, compreende-se que as escolhas alimentares corretas podem dar início a mudanças de hábitos alimentares que se refletirão para toda a vida e que isso é um desafio para o ensino de Química, e, sobretudo, para o professor em sala de aula. A ideia é a de que, a partir das informações químicas impressas nos rótulos dos alimentos, pode-se fazer uma análise crítica do papel dos nutrientes, da sua função no organismo, dos riscos da ingestão excessiva ou da falta de determinado nutriente. O consumo pelas crianças e pelos adolescentes de alimentos energéticos e pouco nutritivos – as chamadas “calorias vazias” – tem elevado, nessa faixa etária, o sobrepeso e a obesidade. Como a alimentação envolve uma multiplicidade de fatores, entre eles, o cultural, é possível, por meio da Química, associada a outras áreas do conhecimento, poder iniciar um processo para mudança de hábitos saudáveis a partir da escola. Com isso, procuramos desenvolver uma proposta cujos pilares sejam assentados na interdisciplinaridade e na contextualização, pois, para facilitar o entendimento das informações contidas nos rótulos dos alimentos, é necessária, antes de tudo, a ação integradora das diversas disciplinas para mediar o uso de uma literacia cientifica em uma linguagem acessível e compreensível para o educando.
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