Ensino de química analítica qualitativa na graduação: sua importância e metodologias adotadas

CALEFI, Roberta Maura
Ensino de química analítica qualitativa na graduação: sua importância e metodologias adotadas
São Carlos/SP, Universidade de São Paulo - Instituto de Química de São Carlos, USP, 2010. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eder Tadeu Gomes Cavalheiro).

Resumo Um estudo sobre alguns aspectos relacionados ao ensino de Química Analítica Qualitativa no Brasil é apresentado, com o objetivo de oferecer subsídios para discussão sobre a importância e as formas de se trabalhar o conteúdo dessa disciplina em nosso país. Inicialmente, foi feito um levantamento dos aspectos históricos da análise qualitativa, sua introdução e desenvolvimento no ensino superior brasileiro, com destaque ao seu introdutor, o Prof. Heinrich Rheinboldt, a autores nacionais que se ocuparam do assunto, como o Prof. Paschoal Senise (e seus seguidores) e às pesquisas desenvolvidas em nosso país, por Fritz Feigl. Também foi enviado um questionário com 11 perguntas sobre diversos aspectos da disciplina, dirigidas a 134 docentes responsáveis por ministrar Química Analítica Qualitativa em 75 Instituições de Ensino Superior, tanto públicas como particulares, abrangendo todo o território nacional. As questões tinham o objetivo de avaliar a importância dada à disciplina, seu conteúdo e formas de apresentação pelo país. Destes, apenas 20 responderam e suas respostas foram compiladas e analisadas sob diversos aspectos. Como última parte do trabalho foi feita uma resenha das principais metodologias de ensino experimental da Química Analítica Qualitativa, tendo como base os principais livros-texto, citados pelos professores no questionário. Também foram incluídas algumas propostas de metodologia nas quais se evita o uso do controverso sulfeto de hidrogênio. A principal conclusão é que há uma divergência profunda de opiniões sobre a apresentação da disciplina quanto à sua forma e carga horária, porém com certa convergência quanto ao conteúdo. Entretanto, a maioria dos professores que responderam ao questionário, concordou com a importância da disciplina na formação do estudante de química.