LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro
Ensino básico de Química: problemas e perspectivas face a tendência sintética da ciência e a formação politécnica
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Faculdade de Educação, 1990. 207p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lucília Regina de Souza Machado).
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Resumo |
Tem por objeto o ensino básico de Química, a análise dos seus problemas e perspectivas face à tendência sintética da ciência contemporânea e a formação politécnica do aluno. A metodologia utilizada refere-se à observação da unidade existente entre os aspectos históricos e lógicos. Aborda o aspecto externalista da Química, isto é, os determinantes históricos da Educação Química no Brasil. Discute o objeto e o lugar da Química no conhecimento a partir da concepção do químico e filósofo russo Bonifati M. Kédrov. Observa que, apesar do ensino da ciência ser fragmentário, a tendência atual é oposta, ou seja, sintética. Conseqüentemente a politecnia coloca-se como um caminho favorável para vencer o desafio de recompor a unidade do mundo material na educação moderna, implicando em que cada ciência assuma sua identidade e relação. Daí a importância de não só saber reconhecer o objeto de cada ciência, mas também de explicitar a passagem de um campo a outro. Visa a conjugação dos ensinamentos científicos básicos com os princípios tecnológicos e com a organização da produção e da economia.
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