CANDIDO, Jacira
Ensino-aprendizagem de Química no ensino médio utilizando computadores e a rede internet como recursos didáticos
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Ciências, 2001. 129p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Dietrich Schiel).
|
Resumo |
O citado trabalho apresenta uma reflexão sobre a questão do ensino-aprendizagem de química no ensino médio, em relação à utilização de computadores. Este estudo foi realizado com alunos de uma escola pública paulista, dispondo-se da sala de Informática da mesma escola, além do laboratório didático de informática da Faculdade de Educação da Unesp de Bauru. A partir de constatações das dificuldades sobre o ensino de química, vivenciada por nós como docentes e também por inúmeros pesquisadores, pensamos no uso de computadores como facilitadores de aprendizagem. Assim, iniciamos o trabalho com a adoção do programa de apresentação Power Point, depois com a utilização de sites sobre química em português e inglês. Tal exploração culminou na criação de um site sobre química em português que atendesse as principais dificuldades encontradas. Pretende-se que o site atenda também ações de educação à distância, ainda em fase incipiente neste estudo. O referencial teórico para a realização desse projeto baseou-se na literatura sobre concepções espontâneas em ciências, sobre a inserção da informática na educação, na questão da contextualização do currículo e na obra de Vygotsky e Saviani. A avaliação foi realizada por provas com testes extraídos de vestibulares, além da observação da interação dos alunos com o material de aprendizado.
|