SILVA, Jacqueline Lima da
ENSINO À DISTÂNCIA E ENSINO PRESENCIAL: UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS SOCIOECONÔMICAS E DAS CONDIÇÕES DE OFERTA DE CURSOS DOS GRADUANDOS EM QUÍMICA LICENCIATURA DA UFS
Sergipe/SE, Universidade Federal de Sergipe, UFS, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Juvenal Carolino Silva Filho).
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Resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo levantar e analisar os principais aspectos socioeconômicos e as condições de oferta do curso dos licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) nas duas modalidades de ensino - Ensino a Distância (EaD) e Ensino Presencial (EP). O levantamento de dados foi realizado visando: i) conhecer, por meio de levantamento bibliográfico, as principais características utilizadas no delineamento de um perfil socioeconômico e das condições de oferta do curso dos graduandos; ii) identificar e analisar as características levantadas nos dois grupos de alunos (EP e EaD) a fim de se delinear um possível retrato dos graduandos em Química Licenciatura. Para execução deste propósito, foram consultados alunos (dos cursos presencial e a distância), professores que lecionam nas duas modalidades de ensino e tutores (presenciais e a distância). Utilizou-se como instrumento para coleta dados o questionário - em módulos específicos para cada categoria de participantes da pesquisa - aplicado presencialmente ou por meio de correio eletrônico. Nos módulos de questionário, procurou-se investigar sobre aspectos socioeconômicos idade, sexo, cor, renda mensal, estado civil, etc. e aspectos referentes às condições de oferta de curso dificuldades enfrentadas no decorrer do curso, acesso aos livros de referência e ao material didático, etc. Por meio da análise dos dados, podemos afirmar que quanto as características dos alunos do EP e do EaD no tocante aos aspectos socioeconômicos, estas diferem em maior intensidade no que se refere a faixa etária de ingresso no curso, quanto ao exercício profissional e quanto a idade atual. Observou-se que os graduandos do EaD apresentam uma maior idade, em relação aos alunos do EP, tanto no momento de ingresso no curso quanto na faixa etária atual e que em sua totalidade exercem uma atividade profissional. Quanto às condições de oferta do curso, no EaD pode-se perceber a dificuldade no acesso a livros, bem como a falta de participação dos alunos dessa modalidade em grupos de pesquisa, outro destaque reside na baixa disponibilidade de tempo para estudar.
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