Energia térmica envolvida nas transformações químicas endotérmicas e exotérmicas: idéias de um grupo de estudantes de ensino médio

ZAMBOM, Denilse Morais
Energia térmica envolvida nas transformações químicas endotérmicas e exotérmicas: idéias de um grupo de estudantes de ensino médio
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2005. 133p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Eunice Ribeiro Marcondes).

Resumo Este trabalho tem como objetivo compreender como um grupo de estudantes de ensino médio entende a energia envolvida nas transformações químicas exotérmicas e endotérmicas e também avaliar em que medida algumas concepções são reestruturadas após a aplicação de atividades planejadas que levam em conta as idéias dos estudantes. Participaram da fase inicial de diagnóstico das idéias prévias, 205 alunos das 2a. e 3a. séries de ensino médio. Cento e dez desses alunos das 2a. séries fizeram parte da fase seguinte de aplicação de atividades de ensino planejadas. Os dados foram coletados através de questionários realizados durante e após as aulas e de entrevistas individuais com eventos, aplicadas em 7 alunos. A análise realizada mostrou que algumas concepções alternativas aparecem em maior número no entendimento das transformações exotérmicas. Para as transformações endotérmicas, o aprendizado envolveu maior tempo, as explicações dos alunos, durante as atividades, passam por vários níveis explicativos até a compreensão considerada adequada. Muitas concepções não apresentadas no questionário prévio, importantes para a compreensão da origem da mudança de temperatura observada nas diversas transformações, passam a incorporar-se às idéias dos alunos e mantêm-se em muitos deles.