Emoção e razão: os sentimentos de professoras de ciências e química captados por seus alunos, através da técnica do desenho do professor (DDP)

RODRIGUES, Eglie
Emoção e razão: os sentimentos de professoras de ciências e química captados por seus alunos, através da técnica do desenho do professor (DDP)
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2006. 61p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adelaide Faljoni Alario).

Resumo O objetivo deste trabalho foi verificar através do método do desenho do professor (DDP) qual a imagem subjetiva que os alunos de 6ª., 7ª e 8ª, séries de ciências e 1º. Médio de química tem de suas professoras de Ciências e Química respectivamente. Foram coletados 93 desenhos de crianças e adolescentes de uma escola pública de São Paulo, onde eles retraram suas professoras de Ciências e Química, mostrando que o humor, disposição, afetividade, delicadeza, enfim os sentimentos delas em relação aos alunos, á sua profissão, á sua prática pedagógica e sua posição na sociedade são captadas pelos alunos. Os desenhos foram avaliados por parâmetros determinados pelo método do desenho do professor (DDP), proposto inicialmente por Klepsch (1979) e modificado por Fonseca (1995) e mostrou-se significativo na percepção do "clima" da sala de aula e suas implicações para o aprendizado de Ciências.