LEITE, Daniele de Oliveira
Elaboração de uma Narrativa para Facilitar o Ensino de Estequiometria
Niterói/RJ, Universidade Federal Fluminense, UFF, 2014. 78p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcia Narcizo Borges).
|
Resumo |
Esta pesquisa foi elaborada pensando nas dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem dos conteúdos de Química e nas causas que fazem com que essas dificuldades sejam tão comuns e recorrentes. A Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel afirma que o aluno aprende de forma efetiva quando o conhecimento prévio sobre determinado assunto é substituído pelo novo saber, proporcionando a construção do conhecimento de uma forma significativa para o aluno. Dessa forma criou-se de um recurso didático constituído por histórias fictícias vividas por dois adolescentes em fase escolar. O enredo e os personagens foram desenvolvidos pela autora com o objetivo de criar um ambiente propício para a aprendizagem de forma que os alunos pudessem se identificar com os personagens buscando a motivação pelo estudo. O tema escolhido para essa narrativa foi Estequiometria e sua abordagem se deu através do cotidiano vivenciado pelos personagens Nitrilla e Rutherfórdio. Essa narrativa que recebeu o título “Desvendando o mundo da Estequiometria” foi utilizada durante todo o mês de outubro de 2013, em um colégio de aplicação localizado no Estado do Rio de Janeiro, em todas as três turmas da 2º série do Ensino Médio computando 78 alunos no total. As avaliações dos alunos através de questionário e opinião permitiram alterações que contribuíram para aperfeiçoamento do produto final. A avaliação da aprendizagem ocorreu de forma continuada através da investigação dos conhecimentos prévios, da participação em aula, da habilidade demonstrada na resolução de exercícios e prova final. Assim, foi possível verificar que o material didático aqui desenvolvido apresentou um grande potencial significativo, pois ao trabalhar o conteúdo de uma forma lúdica através das situações do dia-a-dia motivou a aprendizagem dos alunos e consequentemente melhoria no desempenho das turmas.
|