OLIVEIRA, Aglailson Glêdson Cabral de
Elaboração Da Componente Curricular “Química Para O Ensino Técnico”, Utilizando Princípios Da Politecnia
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2012. 143p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Márcia Murta).
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Resumo |
Com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, novos cursos na área de Química foram criados em todo o país. Existem alguns problemas nos cursos de Química, dentre os quais se destacam: a grande heterogeneidade de turmas formadas, dificuldade dos alunos em Química, a grande evasão dos alunos e diminuição da qualificação profissional do aluno egresso. Para tentar combater estes problemas, foi proposta uma componente curricular intitulada “Química para o Ensino Técnico”, para ser utilizada no módulo inicial dos cursos técnicos em Química na modalidade subsequente, com o objetivo de elevar o nível de aprendizagem dos alunos que estão ingressando no curso, para que assim seja possível evitar desistências, reprovações e melhorar a qualidade dos nossos alunos egressos. Para a construção da componente curricular utilizou-se como base teórica os princípios da Politecnia, que fundamenta a relação entre trabalho e educação. Além da fundamentação teórica, foi possível realizar visitas técnicas e desenvolver uma pesquisa com professores e alunos de cursos técnicos de Química. Todas as atividades deste trabalho contribuíram para a elaboração de um Módulo de Ensino, que poderá ser utilizado pelos professores dos cursos técnicos de Química, para elaborarem a componente curricular de acordo com as necessidades locais. Com este trabalho verificou-se a necessidade de uma preparação inicial para os alunos ingressarem nos cursos técnicos subsequentes de Química, como também fomentar uma maior discussão a respeito do Ensino de Química para o nível técnico.
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