JUNIOR, Edmundo Rodrigues
Efeitos biológicos das radiações não-ionizantes: uma temática para o ensino médio
Belo Horizonte/MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MG, 2008. 143p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adriana Gomes Dickman).
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Resumo |
Este trabalho consiste na construção de uma cartilha multidisciplinar, para reduzir o ensino fragmentado, vigente em muitas escolas do ensino médio brasileiro. As disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática, são relacionadas através de textos e questões multidisciplinares. Para promover a integração entre essas disciplinas foi necessária a colaboração de professores e alunos desse nível da educação básica. A participação dos docentes e discentes aconteceu através de questionários de sondagens, elaborado a partir de um tema gerador: Possíveis Efeitos Biológicos das Radiações Não Ionizantes. A análise dessas sondagens apontou a necessidade de aprofundarem-se os estudos das radiações emitidas pelo telefone celular e a radiação ultravioleta, temas fortemente relacionado ao cotidiano do aluno. O referencial teórico utilizado nessa dissertação é procedente do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), na qual se discute os impactos do desenvolvimento da ciência e da tecnologia na sociedade. Especificamente nesse trabalho estudaram-se os efeitos biológicos do telefone celular e da radiação ultravioleta no ser humano, mostrando malefícios e benefícios dessas ondas eletromagnéticas. Além disso, procurou-se divulgar mecanismos de proteção contra essas radiações, incentivando atitudes extra classe nos estudantes.
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