MIRANDA, Desimary Ferreira Lima de
Educação profissional técnica na região do Vale do Rio dos Sinos: a percepção da inserção profissional dos jovens egressos de cursos técnico-profissionalizantes voltados para o setor coureiro-calçadista
/RS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, 2008. 153p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Flávia Obino Corrêa Werle).
|
Resumo |
O estudo estabelece relação entre educação e trabalho, debatendo a inserção profissional no setor coureiro-calçadista. Discute as transformações que vem acontecendo em âmbito mundial nas últimas décadas, decorrente, sobretudo, do processo de globalização da economia capitalista, que por sua vez, implica em uma nova forma de acumulação flexível. Apresenta o panorama legal da educação profissional brasileira dos últimos anos. Focaliza o estudo da educação profissional técnica voltada para o setor coureiro-calçadista na região do Vale do Rio dos Sinos. O trabalho empírico se desenvolveu junto aos alunos egressos das escolas técnicas: Escola Técnica SENAI, Ildefonso Simões Lopes, Escola Técnica SENAI de Curtimento e Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A pesquisa foi realizada com um grupo de 60 ex-alunos dos cursos técnicos em Calçado, Química e Curtimento, dos anos de 2004 a 2006. A investigação captou a percepção da inserção profissional dos sujeitos para saber como eles percebem sua inserção profissional no contexto atual. A análise qualitativa utilizou a perspectiva teórica que compreende inserção profissional como um processo complexo e não como um simples momento no qual o jovem passa do sistema educativo ao produtivo. O estudo constatou que a percepção dos jovens, quanto a formação recebida e à sua inserção profissional é positiva e que o setor coureiro-calçadista vivencia uma crise sem precedentes históricos, atuando de forma dependente em âmbito global e local. Verificou que o momento histórico atual, apresenta como necessidade compreender a educação profissional brasileira, a fim de redefinir pretensões educativas na lógica de outro projeto de sociedade com vista a controlar o que está ocorrendo na proposição do modelo neoliberal, visto que a pesquisa demonstrou que as estratégias de inclusão do sistema educativo e produtivo não correspondem aos necessários padrões de qualidade que permitem ao jovem a inserção profissional.
|