Educação humanística, química e cidadania: entrelaçando caminhos

MENEZES, Marília Gabriela de
Educação humanística, química e cidadania: entrelaçando caminhos
/PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, 2004. 146p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rejane Martins Novais Barbosa).

Resumo O conhecimento científico se faz necessário para viver em um mundo que reúne avanços tecnológicos notáveis, mas que necessita aliar esses avanços a ética, de forma que o bem estar de todos os seres humanos, sem exceção, seja o objetivo principal do desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. Nesse contexto, a escola tem um papel .fundamental trabalhando o conhecimento científico numa abordagem que contemple os aspectos sociais, para o resgate dos valores humanos. O presente estudo teve como objetivo levar os alunos a compreenderem as relações existentes entre o lixo, sua produção e seus impactos ambientais e sociais, tendo em vista o despertar deles para reflexões críticas e ações concretas, tanto no que diz respeito às questões humanísticas quanto às científicas. Participaram da pesquisa 55 alunos, na faixa etária entre 13 a 15 anos, de duas classes da aa série do Ensino Fundamental 1/ do turno da manhã, de uma escola da rede privada do estado de Pernambuco. A metodologia envolveu atividades como experimentos para abordar os conceito científicos e pesquisas de campo para sensibilizar os alunos sobre a realidade social, dentre outras. A análise dos resultados revelou que trabalhar conceitos científicos numa perspectiva humanística, além de propiciar a compreensão dos conceitos promove o resgate, nos alunos, de valores humanos como solidariedade, respeito mútuo e justiça; desenvolve atitudes mais responsáveis diante das questões sociais e ambientais e proporciona maior envolvimento e motivação nas aulas de ciências.