MARTINS, Wagdo Silva
Educação de Jovens e Adultos: Proposta de material didático para o ensino de Química
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2007. 218p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Márcia Murta; Wildson Luiz Pereira dos Santos).
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Resumo |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade básica da educação, é caracterizada pela constituição de um público heterogêneo envolvendo uma pluralidade de sujeitos que não tiveram acesso à escola na idade própria, ou seja, que passaram por algum processo de exclusão social. Para esse público, em geral, faz-se necessária a adoção de estratégias de ensino diferentes das utilizadas em outras modalidades da educação básica. No caso específico de ensino de química, é praticamente inexistente material didático elaborado para atender as especificidades dos alunos do EJA. Nesse sentido, tive como propósito no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências elaborar um módulo de ensino de Química que buscasse atender as necessidades do EJA. Nesta dissertação, portanto, apresenta-se uma caracterização do EJA, resgatando a sua história e, em particular, a legislação mais recente e os movimentos em sua defesa das últimas décadas. Caracterizando então o contexto dessa modalidade de ensino e o seu público, são adotados princípios educacionais de Paulo Freire como referência para produzir o módulo de ensino que é apresentado em apêndice desta dissertação como produto educacional deste Mestrado. Partindo da proposta de tema gerador de Paulo Freire, selecionou-se com base na experiência do mestrando no ensino de Química na EJA, o tema “Tinta e Solventes” para desenvolver conceitos básicos de substâncias, suas propriedades e interações. Não tendo sido possível aplicar diretamente com alunos o módulo didático, o mesmo foi submetido a professores de Química com experiência no EJA para avaliação, por meio do uso de questionário com planilha adaptada de avaliação de livro didático desenvolvida por Santos (2006) neste programa de Pós-Graduação e por meio de entrevista. A avaliação dos professores com relação ao material foi bastante positiva e acredita-se que o material desenvolvido apresenta um grande potencial de produzir impactos positivos no ensino de Química no EJA dada as suas características que são exploradas na presente dissertação.
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