Educação ambiental no Ensino Médio: integração de conhecimentos a partir das aulas de Química

DORNELAS, Roberta Biancone Fernandes
Educação ambiental no Ensino Médio: integração de conhecimentos a partir das aulas de Química
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2009. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Rogério Miranda Correia).

Resumo A sociedade pós-industrial mudou a maior parte dos paradigmas industriais e a preocupação com o impacto das atividades humanas no meio ambiente aumentou desde o final do século XX. O papel da educação científica deve ser revisado para realizar aspectos formativos, o que pode permitir que cada cidadão discuta criticamente como preservar os recursos naturais. As atividades interdisciplinares envolvendo a análise de geologia devem estar presentes nas aulas do ensino médio para mudar a compreensão de alguns conceitos comuns, como o tempo (considerando a perspectiva geológica) e o espaço (do local ao global). Uma unidade didática de 10 classes foi concebida para discutir os problemas de abastecimento de água que podem ser observados nas regiões metropolitanas. Os resultados preliminares obtidos em 2006 foram apresentados e discutidos. A geoquimica, como uma abordagem interdisciplinar que combina química e geologia, pode ser considerada como uma forma de introduzir educação ambiental nas escolas secundárias brasileiras.