Educação ambiental nas aulas de química do ensino médio: o tema água na abordagem CTSA

ROCHA, Quezia Geane de Souza da
Educação ambiental nas aulas de química do ensino médio: o tema água na abordagem CTSA
SÃO CARLOS/SP, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, UFSCar, 2017. 155p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosebelly Nunes Marques).

Resumo Os diversos problemas ambientais vivenciados nas últimas décadas, causados pelos modelos socioeconômicos predominantes, confirmam a necessidade de compromisso com a Educação Ambiental, principalmente no âmbito escolar, onde o desenvolvimento da Educação Ambiental deve ser responsabilidade de todas as disciplinas, em que se destaca a Química. Considerando tal problemática, este trabalho de mestrado buscou propor estratégias didáticas para articular a Educação Ambiental nas aulas de Química da Educação Básica, usando a água como tema gerador e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental como norteadoras. As estratégias propostas foram estruturadas na forma de Sequências Didáticas. Três Sequências Didáticas foram construídas por meio do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, dos conteúdos do Currículo de Química de São Paulo e da análise dos questionários prévios aplicados nos alunos participantes da pesquisa. As Sequências Didáticas elaboradas foram aplicadas em sala de aula e os dados coletados por meio de questionários, relatórios de aula, atividades dos alunos, observação e gravação audiovisual. A análise dos dados apontou que as atividades desenvolvidas contribuíram para evoluir a percepção de Meio Ambiente dos estudantes de Naturalista para Globalizante, assim como inserir elementos sociais nos temas que relacionam com Educação Ambiental, entretanto, as Sequências Didáticas não obtiveram sucesso em atingir o engajamento dos alunos com a questão ambiental, sendo um dos pontos a serem melhorados nas mesmas. Em relação ao Ensino de Química, a dinâmica das aulas permitiu diagnosticar dificuldades de compreensão e lacunas nos entendimentos dos alunos, que no estilo tradicional de aula só seriam reveladas na avaliação escrita, período final das atividades. A contextualização socioambiental permitiu aproximar os conteúdos da realidade dos alunos e motivar seu aprendizado. As atividades proporcionaram aos alunos o desenvolvimento das habilidades de realizar pesquisa e construir argumentos, estimularam a responsabilidade e autonomia dos alunos.
Nível EM
URL https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10087