Educação ambiental e desenvolvimento de práticas pedagógicas sob um novo olhar da ciência química.

FERREIRA, Edicarlo
Educação ambiental e desenvolvimento de práticas pedagógicas sob um novo olhar da ciência química.
Americana/SP, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL, 2010. 115p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Renato Kraide Soffner).

Resumo Esta dissertação tem como objetivo promover a reflexão dos professores de química sobre as práticas desenvolvidas em sala de aula com ênfase em Educação Ambiental e estabelecer conexões entre comunidade e escola, por meio do diálogo, a fim de tentar minimizar os problemas ambientais do local, para que desta forma tenha efeito a nível global, reconhecer as dificuldades enfrentadas pelo professor de química, não fazendo disso um obstáculo para o desenvolvimento da Educação Ambiental, mas motivo para fazer a diferença dentro de uma comunidade e tem ainda por objetivo, propor um ensino de Educação Ambiental que se faça no dia-a-dia da sala de aula e não somente em datas comemorativas. Um estudo exploratório realizado na E.E.Profª Benedita Nair Xavier Vedovello, situada no Jardim São Pedro, município de Mogi-Guaçu-SP, enriqueceu esta dissertação, pois professores de diferentes áreas, por meio de questionários, relataram experiências com o ensino de Educação Ambiental, que pode ser dimensionado sua real aplicabilidade nas ações educativas.