Dos sentidos da química à química com sentidos: uma disciplina sob a perspectiva interdisciplinar de ensino

CONCEICAO, Maria Helena Esteves da
Dos sentidos da química à química com sentidos: uma disciplina sob a perspectiva interdisciplinar de ensino
Sao Paulo/SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, 2010. 134p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ivani Catarina Arantes Fazenda).

Resumo Uma pesquisa que: contextualiza a Química desde o nascimento das ciências até sua concepção enquanto disciplina, seja ela científica ou escolar, para compreensão de seu lugar no mundo do conhecimento humano, analisa o ensino da Química enquanto disciplina escolar, em uma escola pública estadual paulista; considerada por nós, escola de passagem, e na qual uma das professoras de química é esta pesquisadora, considera como sujeitos envolvidos no processo ensino e aprendizagem, numa perspectiva crítica o aluno e o professor, pauta-se, teoricamente, na Interdisciplinaridade e na riqueza de seus pressupostos, segundo a Profª Drª Ivani Catarina Arantes Fazenda e que se utiliza das contribuições dadas à Educação pela Psicogenética de Wallon, estudadas pela Profª Drª Laurinda Ramalho de Almeida. metodologicamente, serve-se da Observação Participante, a partir de estudo da Profª Drª Laurinda Ramalho de Almeida, pautado em Wallon (1975), e da importância dos registros como ferramentas que podem auxiliar na transformação da prática do professor em sala de aula. Registros que são sistematizados por meio de atas e diários de itinerância, sustentados teoricamente em Barbier (2007), traz por objeto pesquisado as relações entre as aulas de química e os sentidos da química na vida dos alunos e que pretende ser uma contribuição à Educação, quando torna relevante a reflexão sobre os sentidos da Química ensinada e da Química vivida, o conhecimento de química construído nas aulas e o significado social desse conteúdo e ocasiona um repensar a própria prática do professor, objetivando, inclusive, uma redução na evasão escolar, quando apresenta elementos para uma aprendizagem interdisciplinar.