MEDEIROS, Ana Laura Salcedo de
Do que tudo é feito? Tecendo-nos na narração de uma unidade de aprendizagem ciência, tecnologia e sociedade
/RS, Universidade Federal do Rio Grande, UFRGS, 2010. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria do Carmo Galiazzi).
|
Resumo |
Esta investigação é focada na reconstrução das teorias, da apresentação e resignificação da sala de aula. A pesquisa foi elaborada pela narração da construção, do desenvolvimento, da aplicação e da reflexão de uma Unidade de Aprendizagem (UA) com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esta UA foi desenvolvida em duas turmas de 8ª série, durante o ano letivo de 2008, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Cidade do Rio Grande, RS - CAIC-FURG. A UA ―Do que tudo é feito? com o tema gerador ―Telefone Celular‖ abordou as relações históricas, científicas e de consumo. O registro, num blog das atividades e do desenvolvimento da UA em sala de aula, foi analisado pelo princípio da análise textual discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007) para constituir esta dissertação de mestrado. As categorias emergentes apontaram para a planejação, a problematização e a reflexão que entrelaçaram a Unidade de Aprendizagem a Educação Popular. A partir dos resultados da pesquisa, aponto sobre a importância de processos de formação permanente em que a prática do professor possa ser narrada e problematizada a fim de favorecer processos de reflexão e teorização sobre a sala de aula tecida ou tecendo o professor em rodas de formação. O enfoque CTS intensifica a compreensão da necessidade de transformação do modelo societário contemporâneo e por isso se coaduna com minhas apostas na educação popular.
|