DALL'ORTO, Hilda Lea Rabello
Do professor técnico ao professor reflexivo: contribuições e limitações da didática e da prática de ensino na formação docente em Química
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Educação, 1999. 103p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Roseli Pacheco Schnetzler).
|
Resumo |
O presente trabalho investiga o papel da Didática e da Prática de Ensino na formação do professor de Química, explicitando suas contribuições e limitações. Nesta perspectiva foram entrevistados três alunos da Licenciatura em Química (formandos), três professores do ensino médio (em exercício) e seis professores formadores de professores de Química. Destes últimos, três eram responsáveis por disciplinas específicas dos Institutos ou Departamentos de Química e três pelas disciplinas de Didática e Prática de Ensino de Química de Faculdades de Educação. As idéias veiculadas nas entrevistas foram analisadas à luz dos pressupostos dos modelos da Racionalidade Técnica e da Racionalidade Prática para a respectiva formação do professor técnico e do professor reflexivo. Constatou-se que os formadores vinculados à Faculdade de Educação, conscientes da predominância e da limitação do modelo da Racionalidade Técnica na formação de professores de Química, orientavam seu trabalho segundo os preceitos do modelo da Racionalidade Prática. Ao refletirem sobre suas próprias ações educativas, como professores de Didática e Prática de Ensino de Química, evidenciaram limitações e contribuições dessas disciplinas para a formação de professores reflexivos. Os formadores ligados aos Institutos ou Departamentos de Química, igualmente responsáveis pela formação dos licenciandos, manifestaram não estar conscientes de tal responsabilidade e demonstraram possuir uma visão simplista da ação docente: dominar o conteúdo químico e saber algumas “técnicas” pedagógicas. Por isso, o papel da Didática e da Prática de Ensino é o de fornecer técnicas e receitas de ensino, opinião também apoiada pelos professores de Química do ensino médio e compartilhada pelos licenciandos, no âmbito de suas expectativas para tais disciplinas.
|