Do compromisso à responsabilidade lúdica: ludismo no ensino de Química na formação básica e profissionalizante

FELÍCIO, Cinthia Maria
Do compromisso à responsabilidade lúdica: ludismo no ensino de Química na formação básica e profissionalizante
Goiânia/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2011. Tese de Doutorado. (Orientador: Marlón Herbert Flora Barbosa Soares).

Resumo Esse trabalho surge como uma proposta de repensar a educação em química na formação básica e profissionalizante, o uso de recursos lúdicos como recurso didático e de engajamento do aluno ao estudo e desenvolvimento de uma cultura lúdica na escola e a partir da escola. Propõe a parceria e o envolvimento dos alunos na formação da autonomia e autoconhecimento através da participação de atividades de ensino em que intencionalmente professor e aluno trabalham juntos na construção de normas e regras que devem regulamentar as ações dos alunos, tanto em brincadeiras, ou jogos em que os alunos participam juntos na invenção da sua liberdade de ação na aula, por meio da legalidade que as regras lhe garantem e servem ao processo educacional. O professor traz os conhecimentos fundamentais pertinentes ao ludismo e procura vivenciar e construir com seus alunos um pacto de ludicidade. O ludismo vivido em sala de aula e nas atividades do dia a dia, servem a produção de uma cultura lúdica, que considera a liberdade lúdica e a legalidade, como meios de trabalhar a autonomia e o desenvolvimento moral e intelectual dos estudantes através da educação em química. Os processos dialógicos e o aumento da intersubjetividade são observados como um estimulo ao estudo e compreensão dos fenômenos a serem estudados. Os estudantes de química na formação básica sentiram-se desafiados a participarem e se envolverem ao estudo e busca a resposta aos questionamentos apresentados de forma interdisciplinar. A atividade lúdica, nesse caso o piquenique químico, surge como novidade na aula, uma forma dos alunos compartilharem o seu mundo com colegas e professores e aprender mais sobre a composição química dos alimentos preferidos por eles. Como resposta ao nosso questionamento inicial, respondido pelos alunos como sugestões e idéias, sugerem que eles sabem como gostam de aprender e a consideração de sua vontade serve de catalisador de mudanças e melhoria na participação em sala de aula e socialização das informações mais significativas, transcendem a escola e podem ser elementos para a mudança do paradigma educacional na elaboração de conceitos químicos. O uso de recursoa computacionais, preocupação com a linguagem, estimulo ao questionamento e participação dos alunos na elaboração das regras e compromisso com o bom desempenho das atividades, são fundamentais a uma cultura mais lúdica e comprometida com o meio ambiente e a cidadania. A linguagem científica, por meio de atividades lúdicas ganha sentido e significado através de parcerias interdisciplinares,uso da informática e recursos lúdicos e podem auxiliarem na educação pela química.