GOMES, Verenna Barbosa
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2013. 178p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Roberto Ribeiro da Silva).
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Resumo |
A Divulgação Científica é um tema de grande relevância para o contexto escolar. Mais especificamente, os textos de Divulgação da Ciência (TDC) têm sido potencialmente discutidos na literatura como recurso didático complementar ao ensino formal. Pesquisas realizadas relativas a essa temática mencionam que ainda são poucos os trabalhos que relacionam a formação de professores e o uso desses textos em contextos escolares. Logo, o fato gerador da nossa pesquisa é a quase ausência de divulgação científica, especificamente na produção de textos de divulgação da Ciência na formação inicial de professores. Diante disso, esse trabalho foi motivado pela percepção da necessidade de incluir também na formação do professor um contexto de Divulgação Científica. Considerando essa questão, elaboramos, em nossa pesquisa, textos de Divulgação Científica tendo como eixos norteadores a atividade experimental, a história e a natureza da ciência e aspectos da interface CTSA. Além disso, buscamos investigar a relevância desses textos na formação inicial de professores de Química. Os textos escritos foram guiados por cinco temáticas, a saber: “O que é a Química e o que o Químico faz?”, “Alimentos”, “Metais”, “Atmosfera” e “Água”. Os textos foram aplicados em turmas de Licenciatura em Química de semestre inicial e semestre avançado da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A partir das vozes dos participantes dessa pesquisa, relativas às variadas potencialidades dos textos de Divulgação Científica podemos inferir que esse material favorece uma eficácia na formação inicial de professores, no sentindo de se repensar sobre os diversos recursos pedagógicos e suas possibilidades e estratégias de uso. Os dados dessa pesquisa também confirmam outras pesquisas apresentadas na literatura quanto às lacunas na formação inicial de professores referentes à natureza da Ciência e a experimentação no ensino.
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