FORCHETTI, Débora de Andrade Penteado
DISSERTAÇÃO USO DOS TEORES DE GORDURA EM CHOCOLATE DETERMINADOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NA UNIVERSIDADE PARA ELABORAÇÃO DE UM MÉTODO RÁPIDO, SIMPLES E VERDE : PROPOSTA COM ASPECTOS DIDÁTICOS E ANALÍTICOS
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Izabel Maretti Silveira Bueno).
|
Resumo |
O chocolate é um dos alimentos processados mais consumidos no mundo, apresentando importância não só econômica como também nutricional e medicinal, podendo ser consumido por todas as faixas etárias. Nos rótulos de alimentos são apresentadas várias informações nutricionais, entre elas, o teor de gordura. A determinação deste parâmetro geralmente é feita pelo método Bligh-Dyer, um procedimento lento, que requer o uso de reagentes tóxicos, sendo gerador de resíduo. Visando reduzir ou eliminar estes aspectos negativos, foram desenvolvidos modelos de calibração e validação para determinar o teor de gorduras totais em chocolates a partir da aliança entre a fluorescência de raios X e a quimiometria. Apesar de tais aspectos, o método Bligh-Dyer é simples, não requerer equipamento sofisticado e apresenta um elevado potencial didático. Portanto, para a construção dos modelos quimiométricos, os valores considerados como de referência foram determinados pelo método de Bligh-Dyer por alunos de ensino médio de escolas públicas da região de Campinas, depois de estudos estatísticos dos mesmos. Desta forma, utilizando um alimento muito consumido pelo público jovem, foi possível integrar alunos do ensino médio com a universidade e propor uma alternativa ao método analítico convencional, sendo muito atraente para análises de rotina, com erros inferiores ao estabelecidos pela legislação brasileira vigente.
|