Dimensão empírico-teórica no processo de ensino-aprendizagem do conceito soluções no ensino médio

ECHEVERRIA, Augustina Rosa
Dimensão empírico-teórica no processo de ensino-aprendizagem do conceito soluções no ensino médio
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Educação, 1993. 283p. Tese de Doutorado. (Orientador: Roseli Pacheco Schnetzler).

Resumo Tem como objetivo fundamental investigar a relação das dimensões empírico-teórica no processo de ensino-aprendizagem do conceito químico soluções. Parte do pressuposto de que, em se tratando do ensino de Química em geral, e de soluções em particular, um tratamento adequado das idéias emergidas da observação empírica e dos raciocínios teóricos poderia contribuir para promover nos alunos a formação do pensamento teórico, cuja responsabilidade recai, fundamentalmente, na Escola. Os dados desta investigação são obtidos a partir de: a) transcrição de entrevistas com professores de escolas públicas da cidade de Campinas-SP; b) análise de teses aplicados a alunos de 1º e 2º anos do ensino médio de uma escola técnica de Química, antes e depois do processo de ensino de soluções; e) análise do processo de ensino-aprendizagem de soluções, constando de três estudos: análise de testes aplicados a alunos do 2º ano do ensino médio antes de serem submetidos ao ensino de soluções; análise da observação das aulas do mencionado ensino feita mediante registros de observação; transcrição e análise de entrevistas realizadas com uma amostra de alunos que estavam passando pelo processo de ensino-aprendizagem de soluções. Efetua uma análise de conteúdo tanto dos dados emergidos dos testes quanto das entrevistas. As análises deste conjunto de dados apontam a preponderância de uma visão empiricista-utilitária dos professores com respeito ao tema soluções, em detrimento dos aspectos teóricos do mesmo. Esta visão, por sua vez, se reflete nos dados de aprendizagem, que mostram a dificuldade dos alunos em construir explicações teóricas para os fenômenos relacionados com soluções. Os dados de aprendizagem mostram, também, uma grande potencialidade dos alunos em trabalhar com raciocínios teóricos, o que não está sendo aproveitado pelo ensino no que poderia ser uma tentativa de promover, nos alunos, o pensamento teórico.