Dificuldades na resolução de problemas de Química

SARETTA, Mauro
Dificuldades na resolução de problemas de Química
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 1991. 164p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: André Valdir Zunino).

Resumo Investiga três turmas da Escola Técnica Federal de Santa Catarina (uma em cada turno) na disciplina Eletroquímica do Curso de Eletrotécnica, nos dois semestres letivos de 1989. Aplica 13 problemas, 10 numéricos e 3 não-numéricos. Alunos com quatro ou menos resoluções adequadas foram denominados Resolutores Mal Sucedidos (RMS) e, aqueles com dez ou mais, Resolutores Bem Sucedidos (RBS). Identifica peculiaridades destes dois grupos, vislumbrando medidas educacionais pertinentes para promover estudantes RMS a RBS. Realiza quatro estudos, acompanhados de entrevistas: 1) "mapeamento" da Estrutura Cognitiva relativa aos conteúdos e quatro habilidades intelectuais hierarquizadas segundo Gagne; 2) determinação do grau de confiança dos estudantes (mal e bem sucedidos) na sua capacidade de desenvolver resoluções adequadas para problemas propostos, utilizando uma escala Likert; 3) levantamento de características sócio-econômicas e familiares dos alunos com dois extensos questionários; 4) relacionamento e categorização das falhas ou desvios improdutivos mais freqüentes entre os alunos pesquisados. Por fim, procede à enumeração de ações educacionais recomendáveis para superação das dificuldades dos RMS, alçando-os aos níveis de proficiência dos RBS.