Dificuldades e possibilidades da utilização da história da ciência no ensino de química: um estudo de caso com professores em formação inicial

MARQUES, Deividi Marcio
Dificuldades e possibilidades da utilização da história da ciência no ensino de química: um estudo de caso com professores em formação inicial
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2010. 118p. Tese de Doutorado. (Orientador: João José Caluzi; Silvia Regina Quijdas Aro Zuliani).

Resumo Nessa pesquisa procuramos investigar as dificuldades e as possibilidades da inserção da História da Ciência no Ensino por professores em formação inicial já inseridos na carreira docente. A proposta contou com a participação de cinco professores do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru, e uma professora da Rede Pública de Ensino, que inicialmente participaram de um minicurso cujo objetivo foi o de apresentar alguns aspectos da História da Ciência e História da Ciência no Ensino de Ciências. Após o minicurso apenas dois professores, ambos nos anos finais da graduação, concluíram nossa pesquisa com o planejamento e aplicação de uma aula centrada na História da Ciências em suas respectivas escolas. As dificuldades relatadas por esses professores nos mostram que, apesar de inserirem elementos da História da Ciência em suas aulas, os professores ainda apresentam propostas tradicionais de ensino e uma cronologia, ou uma linearidade, ao proporem uma intervenção didática.