Didática Especial de Química e Prática de Ensino de Química: uma proposta voltada para a Química e sociedade

CHRISPINO, Álvaro
Didática Especial de Química e Prática de Ensino de Química: uma proposta voltada para a Química e sociedade
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Educação, 1992. 125p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Antônio Flávio Moreira).

Resumo Visa o ensino de Química ligada ao cotidiano do cidadão, considerando o professor de Química como um agente produtor dessa visão crítica. Como os docentes nem sempre adotam métodos alternativos de ensino, praticando o ensino tradicional, este grupo não foi considerado na pesquisa, e os licenciandos foram analisados dentro da disciplina “Didática Especial de Química e Prática de Ensino de Química” por trabalhar propostas envolvendo unidades de planejamento, metodologia de ensino, conteúdo programático e avaliação. Identifica: a) a visão de ensino de Química e sociedade; b) a evolução de pesquisas atuais em currículos de Química; c) projetos de metodologias alternativas para a formação do professor; d) a situação da licenciatura em Química no Brasil; e) os temas cotidianos ligados ao estudo e aprendizagem de Química; f) a contribuição de outras disciplinas; g) vertentes de pensamento que podem contribuir para a formação do cidadão.