Dicotomia teoria-prática: uma abordagem no ensino de química orgânica experimental - a pesquisa orientada como principio educativo

CORREIA, Maria Teresinha Marchi
Dicotomia teoria-prática: uma abordagem no ensino de química orgânica experimental - a pesquisa orientada como principio educativo
Blumenau/SC, Universidade de Blumenau, FURB, Educação, 1995. 225p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Oly Pey).

Resumo Sob o tema "Dicotomia teoria-prática uma abordagem no ensino de química orgânica experimental - a pesquisa orientada como principio educativo", abordou-se a importância da pesquisa no saber-fazer. Neste sentido, objetivou-se propor a pesquisa orientada como uma pratica pedagógica que minimizasse a dicotomia teoria-prática. O presente estudo foi realizado em um grupo de dezessete alunos do curso de engenharia química da FURB no primeiro semestre de 1994, seguindo um roteiro de trabalho denominado "os passos da pesquisa orientada", que teve três fases de tomada de decisões e coleta de dados. A primeira foi a da superação d resentou os resultados de seu projeto de pesquisa. Todas as três fases estiveram sob orientação do professor e nas quais os dados da pesquisa foram coletados ao final de cada fase da metodologia aplicada. Um resultado considerado significativo esteve relacionado com a avaliação. No momento em que o conhecimento passou a ser uma busca do próprio aluno através da sua escolha no tema de pesquisa, o avaliar passou a ser um processo normal, natural prazeroso. O aluno foi avaliado pela motivação, interesse, alto domínio do que ele conseguiu fazer.