ADAIME, Martha Bohrer
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES: TRAVESSIAS QUE SE ENTRECRUZAM EM CONTEXTOS FORMATIVOS
/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2016. 345p. Tese de Doutorado. (Orientador: André Ferrer Pinto Martins).
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Resumo |
O presente estudo teve como objetivo compreender como o contexto formativo contribui para o desenvolvimento profissional de futuros professores em iniciação à prática docente. Para tanto, buscamos caracterizar quais as aprendizagens e as dificuldades vivenciadas nos contextos formativos pelos futuros professores, bem como os elementos intrínsecos a tais contextos e que viabilizam o desenvolvimento profissional. Os contextos investigados foram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente os subprojetos de Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Mestrado em Ensino de Física e Química da Universidade de Lisboa (MEFQ). Em ambos os contextos, os futuros professores estão em contato com a escola de forma sistemática. A metodologia empregada em nosso estudo tem raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e com o design do estudo de casos múltiplos com finalidade instrumental. Participaram desse estudo como sujeitos principais 40 futuros professores do PIBID de Física, 24 futuros professores do PIBID de Química e 5 futuros professores do Mestrado em Ensino de Química e Física. Como sujeitos coadjuvantes participaram 3 Coordenadores de Área do PIBID, a professora de Iniciação à Prática Profissional do MEQF, e 8 professores que lecionam Química e/ou Física em escolas públicas. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, questionário descritivo, entrevista individual, grupo focal, leitura de registros escritos e documentos oficiais. Na análise dos dados foi utilizado o método do questionamento e da comparação constante. Os resultados evidenciam que as principais aprendizagens dos futuros professores estão relacionadas à estratégia empregada, à mudança na compreensão do papel do professor e do aluno em sala de aula, à construção do perfil profissional e ao desenvolvimento de práticas colaborativas. As principais dificuldades evidenciadas referem-se à elaboração de atividades, à gestão de tempo e de grupo, à dinâmica da sala de aula e às condições materiais de trabalho. As características inerentes aos contextos formativos investigados contributivas para o desenvolvimento profissional são: a investigação da própria prática, a colaboração, a reflexão centrada na prática e o foco na aprendizagem dos alunos e na melhoria das escolas públicas. A partir dos resultados obtidos, evidencia-se que os contextos formativos centrados na escola têm a potencialidade de redimensionar a prática a partir da análise das ações, em um trabalho colaborativo, bem como oportunizar a tomada de consciência das concepções, da atuação e da maneira de entender a profissão. Destaca-se a necessidade de uma mediação efetiva dos formadores para que os futuros professores possam empreender a investigação da própria prática e, por conseguinte, construir estratégias de ensino que promovam a aprendizagem, o que, além de elevar a qualidade da educação, oportuniza o desenvolvimento profissional ao longo da vida.
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