Desenvolvimento E Validação De Um Questionário Para Avaliar O Nível De Proficiência De Alunos Em Mapeamento Conceitual

AGUIAR, Joana Guilares de
Desenvolvimento E Validação De Um Questionário Para Avaliar O Nível De Proficiência De Alunos Em Mapeamento Conceitual
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2012. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Rogério Miranda Correia).

Resumo Mapa conceitual (MC) é uma técnica de organização e representação do conhecimento através de uma rede proposicional. Ainda que utilizado no âmbito da educação formal poucos trabalhos mencionam a importância e necessidade da capacitação na técnica para que se possa desfrutar de seus benefícios. Este estudo desenvolveu um instrumento para avaliar o nível de conhecimento de mapeadores após o processo de capacitação em MCs. A tabela de clareza proposicional, o MC semiestruturado e a aprendizagem colaborativa expandida foram três estratégias instrucionais desenvolvidas a fim de permitir que os alunos compreendessem os quatro conceitos centrais do mapeamento conceitual: proposição, questão focal, recursividade e hierarquia. Um questionário (escala Likert 5-níveis) contendo cinco afirmações foi desenvolvido, validado (? de Cronbach 0,902) e aplicado para medir a compreensão dos alunos sobre os MCs. Os questionários (n = 232) foram coletados na última aula da disciplina Ciências da Natureza, oferecida aos alunos ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP Leste) em 2009 e 2010. Quatro turmas receberam treinamento sistemático em MCs (grupo experimental) enquanto uma turma não recebeu o mesmo treinamento (grupo controle). A análise dos dados envolveu o tratamento estatístico de comparação entre médias por teste-t de Student e a estatística multivariada exploratória com métodos de reconhecimento de padrões através das análises hierárquica de agrupamentos (HCA) e de componentes principais (PCA). O resultado do teste-t confirmou que o questionário foi capaz de diferenciar alunos do grupo experimental em relação ao grupo controle. A HCA agrupou os alunos de acordo com seu nível de entendimento em mapeamento conceitual e a PCA, além de corroborar com os resultados da HCA, indicou que o entendimento da clareza semântica de proposições e da importância da pergunta focal são críticos para se tornar proficiente na técnica.