DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO ON-LINE PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA ORGÂNICA: CONTROLE BIORRACIONAL DE INSETOS PRAGAS

SILVA, Thiago Eliel Mendonça da
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO ON-LINE PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA ORGÂNICA: CONTROLE BIORRACIONAL DE INSETOS PRAGAS
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Vânia Gomes Zuin).

Resumo Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar as potencialidades e limitações do desenvolvimento e aplicação de uma WebQuest como material didático on-line, que aborda conteúdos de Química Orgânica relacionados ao Controle Biorracional de Insetos Pragas (CBIP), um programa de pesquisa vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do DQ-UFSCar. Por meio do estudo de um caso sociocientífico controverso acerca do controle de lagarta-do-cartucho do milho (Spodoptera frugiperda) por alunos do 3 ano do Ensino Médio do Centro Educacional Junqueira, situado na cidade de Morro Agudo, estado de São Paulo, as interrelações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e as demais dimensões centrais para a tomada de posição, bem como as possibilidades de aprendizagem promovidas pela WebQuest proposta puderam ser compreendidos para além do contexto investigado. Para a avaliação da proposta didática foi considerada toda a produção textual dos estudantes para a resolução do problema (questionários; relatórios; apresentação em power point), que compreendia as alternativas encontradas para o controle de S. frugiperda em culturas de milho (métodos mecânicos, biológicos e químicos), com vistas à meta de produção de milho almejada por uma empresa fictícia. Por meio da análise de conteúdo do corpus da pesquisa foi possível verificar que os estudantes, divididos em 3 grupos, buscaram resolver a tarefa que era de natureza analítica, científica e de julgamento.